BIOFEEDBACK HRV

TERAPIA COMPLEMENTAR
30 de novembro de 2017 por
neuropsycare


O HRV mede a variabilidade com que o nosso coração bate. 

Um coração saudável é um coração flexível, capaz de se ajustar às exigências do dia a dia e às situações limite, mais severas. Ou seja, é um coração que evidencia variabilidade no seu ritmo: ao contrário do que se possa pensar, os batimentos cardíacos não devem ser síncronos como um relógio, mas variáveis, por forma a manter a sua capacidade de ajustamento a situações como: dormir, relaxar, correr, pensar.















 

em que situações é usado

O treino do HRV é uma forma de terapia útil para situações como a depressão, asma, ansiedade, fadiga e dor crónica ou como forma de melhoria do desempenho para atletas, artistas e profissionais.  

Normalmente é usado de modo independente ou como complemento aos treinos de neurofeedback, conforme o perfil de situações identificadas na analise inicial. Pode ser aplicado na nossa clínica em simultâneo com o neurofeedback, com resultados muito eficazes.

 

Como é realizado o tratamento

O treino de HRV é uma forma de biofeedback, em que medimos o ritmo cardíaco e, ao mesmo tempo, a respiração do paciente, a tensão muscular, etc., e, se considerado relevante, o EEG, como forma de monitorizar e aprender com o desempenho ao longo do treino.

O objetivo do treino é aumentar a variabilidade do ritmo cardíaco, devendo o terapeuta ajudar o paciente a relaxar o corpo e ainda ensinar técnicas de respiração que favorecem o aumento do HRV. Estas técnicas são fáceis de dominar e de treinar em casa, o que possibilita que o aluno alcance resultados muito interessantes de forma célere.

Durante o treino o paciente observa e aprende com o seu próprio ritmo cardíaco e respiratório, através da apresentação de feedback visual ou sonoro. 

neuropsycare 30 de novembro de 2017
Partilhar
Etiquetas
Arquivar