Banhos de floresta

22 de dezembro de 2021 por
neuropsycare


Pelo menos 120 minutos por semana junto da natureza está associado ao bem estar e à boa saúde. É o titulo de um estudo recente realizado com quase 20 mil participantes por White, M., et al. em 2019.

De facto, os vários estudos já realizados indicam que a exposição e contacto com o ambiente natural em zonas como parques e florestas ou a praia, pode gerar bem estar e melhorar a saúde dos participantes entrevistados. Viver em zonas verdes parece ainda associado a menor probabilidade de doenças cardiacas, obesidade e diabetes, stress e por fim, menor mortalidade entre adultos, bem como melhores capacidades cognitivas em crianças. Podemos alegar que essas zonas são menos poluídas e por isso melhor a saúde dos habitantes, por isso estes autores foram mais longe e mostraram que é a exposição a esse ambiente, seja ele passado na sua zona ou fora dela, que leva ao bem estar. Esse tempo de exposição tem no entanto de ser superior a 2 horas semanais.

Os japaneses chamam a esta "exposição",  “Shinrin-yoku", o que significa algo como “banho de floresta” e tem resultados comprovados conforme investigação realizada em 2010.

Caso pratique HRV saiba ainda que o tempo que passa a apreciar a natureza vai mesmo contribuir significativamente para o aumento deste indice.

Assim, nesta época de Natal, mais uma vez confinados, evite os espaços fechados e aproveite para passear no jardim mais próximo ou na praia! Outras formas de sentir a natureza se não quiser sair de casa podem incluir a pintura por exemplo e, por fim, a leitura, que neste caso a recomendada é alusiva ao tema: Qing Li, "A Terapia Da Floresta: a arte japonesa da terapia da floresta".

Feliz Natal!



neuropsycare 22 de dezembro de 2021
Partilhar
Etiquetas
Arquivar