MELHORAR A APRENDIZAGEM com a respiração

BIOFEEDBACK
25 de agosto de 2021 por
neuropsycare


"Tive uma branca..." ou "não consegui recordar de nada do que estudei"....

São situações que muitos alunos atravessam, mesmo que tenham estudado e revisto intensivamente a informação que procuraram memorizar.

 

A tendência para estes fenómenos ocorrerem é cada vez maior quanto menos segurança o aluno sentir no que estudou. Seja por maus hábitos, como não criar uma área "sua" confortável e adequada para o estudo ou pior, por estudar enquanto responde a mensagens ou acompanha as redes sociais. Outras causas ainda, porque internalizou que a matéria é complexa o que gera receio e ansiedade em torno de disciplinas como a matemática. Crenças e hábitos estes limitam ou reduzem a aprendizagem do aluno (Neal, D. T., Wood, W., & Drolet, A. (2013), How do people adhere to goals when willpower is low? The profits (and pitfalls) of strong habits. Journal of Personality and Social Psychology, 104(6), 959.).

 

O que sucede no momento da "branca" é o medo. Primeiro ocorrem pensamentos negativos e repetitivos e estes geram insegurança, e logo o corpo responde como se estivesse sob uma ameaça real, reagindo com uma respiração superficial e rápida, e emocionalmente, de forma ansiosa. Esta reação ao stress vai por sua vez bloquear os processos cognitivos o que leva a que o aluno não consiga recuperar as memórias (Von Der Embse, N., Barterian, J., & Segool, N. (2013). Test anxiety interventions for children and adolescents: A systematic review of treatment studies from 2000–2010. Psychology in the Schools, 50(1), 57-71.).

 

Uma forma de evitar estes fenómenos passa por, quando sob stress, respirar lentamente usando a respiração diafragmática. Por exemplo, se estiver numa prova oral ou entrevista,  começar desde logo a respirar desta forma assim que começa  a ouvir a pergunta.  

 

Segundo Peper, num estudo realizado com 100 alunos comparando 2 formas opostas de respirar (1) respiração superficial e rápida vs (2) respiração diafragmática e lenta, verificaram que esta última aumentou a perfomance dos alunos em testes de matemática e reduziu a ansiedade (Peper, E., Lee, S., Harvey, R., & Lin, I-M. (2016). Breathing and math performance: Implication for performance and neurotherapy. NeuroRegulation, 3(4),142–149).

 

A respiração diafragmática é um método eficaz para o reequilíbrio simpático/parassimpático e é aplicado como intervenção para uma vasta série de situações relacionadas com o stress crónico e a ansiedade, em particular quando realizado diariamente.

A respiração deve ser realizada sem esforço, permitindo que o abdómen aumente / reduza o seu volume e expanda a capacidade respiratória. Deixo-vos com o vídeo seguinte, que ilustra em 3D o que sucede durante este movimento do diafragma.


neuropsycare 25 de agosto de 2021
Partilhar
Etiquetas
Arquivar

A seguir...
Gaming