As situações mais comuns de problemas de saúde mental no contexto do trabalho envolvem (1) estados prolongados de angústia e tensão causado pela exposição continuada a estressores externos e (2) o esgotamento, um estado de exaustão mental e emocional resultante do estresse prolongado.
O local de trabalho pode ser uma fonte de estresse para muitos, levando a problemas de saúde mental. Alguns estressores comuns relacionados com o trabalho incluem:
- Exigências e controlo do trabalho: empregos altamente exigentes, aliados a pouco controlo sobre as tarefas de trabalho e a tomada de decisões.
- A injustiça distributiva, quando existe um desequilíbrio entre a contribuição de um colaborador e a recompensa que recebe, ou quando a atribuição de recompensas não satisfaz as suas expectativas de justiça.
- A falta de equilibrio familia/trabalho, quando as exigências, as funções profissionais ou o tempo que uma pessoa passa no trabalho dificultam o cumprimento das responsabilidades na vida pessoal ou o inverso.
- Relações interpessoais negativas: o apoio social das chefias e colegas são fundamentais para atenuar os efeitos do stress no trabalho, o que, por sua vez, reduz os sintomas psicológicos negativos. A sua falta ou a sua negatividade (por exemplo, agressão, violência e assédio) podem levar a sentimentos de isolamento, angústia e raiva.
- Ambiguidade, que ocorre quando não recebemos informações suficientes para o desempenho bem-sucedido da tarefa, ou quando recebemos informações conflituantes, deixando-nos sem saber o que se espera de nós.
- Estigma: quando o ambiente de trabalho perpetua atitudes negativas sobre a saúde mental (por exemplo, crenças de que as pessoas com doença mental são perigosas ou incompetentes). Este estigma, juntamente com o medo da discriminação, pode desencorajar as pessoas de procurar ajuda quando dela necessitam.
Impactos nas organizações:
· Aumento do absentismo e incapacidade a longo prazo
· Produtividade e desempenho no trabalho reduzidos
· Redução da satisfação no trabalho e comprometimento com a organização empregadora
· Risco de comportamentos de trabalho inseguros
· Maior conflito interpessoal com colegas de trabalho
· Maior risco de doenças físicas
Que tipo de intervenções são indicadas?
- Realizar avaliações para identificar possíveis estressores e fatores de risco no local de trabalho que possam estar a contribuir para o sofrimento dos colaboradores, incluindo a cultura do local de trabalho.
- Formação e educação de líderes organizacionais e colaboradores para adoptarem práticas que reforcem a saúde mental, tais como workshops que se centram na comunicação, resolução de conflitos, gestão do stress, e na diferenciação entre problemas de saúde mental e problemas de desempenho.
- Colaborar com as organizações para ajudar no desenvolvimento de políticas que promovam a saúde mental, tais como campanhas de inclusão e anti-estigma, acordos de trabalho flexíveis e estratégias de gestão de crises.
- Dar apoio aos colaboradores realizando a avaliação de riscos psicossociais e intervenção recorrendo sobretudo ao biofeedback e a intervenção cognitivo-comportamental e EMDR.
Saúde Mental no Trabalho